As cidades podem liderar a transição energética justa.

Você pode cobrar e acompanhar! Veja o que pode ser feito na sua cidade para que a energia seja limpa, acessível e democrática. 

Veja propostas para os planos de governo municipais adotarem a energia solar social sobre:

Preencha e receba propostas para as prefeituras para a Transição Energética

A transição energética é prioridade no mundo todo!

Está entre os principais temas discutidos pelo G20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo, tendo o Brasil como presidente em 2024) e nas COPs (encontro mundial sobre mudanças climáticas). Em 2025, o Brasil recebe a COP 30: precisamos aproveitar a visibilidade e os recursos para também diminuir desigualdades sociais, com um novo modelo econômico sustentável! 


No Brasil, a energia para todos está em pauta!

O assunto é urgente: apenas na Amazônia brasileira, a pobreza energética alcança 1 milhão de pessoas. Mas há caminhos: a energia solar já aparece no Programa Minha Casa Minha Vida desde 2023 e existem propostas de governos subnacionais. Os próximos anos serão chave na transição energética e na transformação do setor no Brasil. 


Ranking de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

Por que energia solar social?

A transformação energética é essencial para o combate à crise climática e à desigualdade social. Precisamos de mudanças radicais na geração e no consumo de energia, diminuindo o uso dos combustíveis fósseis e substituindo por fontes renováveis, especialmente de forma descentralizada e democrática. Estas transformações podem não só mitigar a crise climática, mas também contribuir com medidas de adaptação e prosperidade para as populações em situação de vulnerabilidade social, corrigindo injustiças energéticas e melhorando sua qualidade de vida.


O Brasil pode liderar essa transformação pelo exemplo. Temos uma das matrizes mais renováveis do mundo e podemos ir além. A geração distribuída de energia solar possibilita novos modelos de energia comunitária, que incorporam equidade social, inclusão e sustentabilidade, e ainda produzem riqueza nas comunidades. Assim, podemos democratizar o acesso aos benefícios da transição, como oportunidades de emprego, investimentos em infraestrutura e políticas para reduzir desigualdades sociais.

Como colocar em prática?

Veja como a transição energética justa pode beneficiar a vida das pessoas nas cidades, especialmente com a geração distribuída de energia social. Conheça os projetos já em andamento!

Agora temos a oportunidade de escolher e cobrar que os políticos implementem o plano de governo. Queremos mudança de conscientização e comportamento! Junte-se a nós na Campanha Energia das Cidades! Transição energética justa e inclusiva já!

Quem apoia esta campanha: